domingo, 25 de setembro de 2011

Dica de filme: Ônibus 174.

         Sem sombra de dúvida este é um dos melhores documentários que já vi.
Raiva, indignação, compaixão e revolta são sentimentos que surgem ao assistir o documentário.
         O personagem principal é Sandro Nascimento, um sobrevivente da Chacina da Igreja da Candelária, assassinado em 2000 por ter sequestrado um ônibus no Rio de Janeiro.Filho de pai desconhecido, a mãe foi assassinada na frente dele , apanhava dos policiais, sem família só restou as ruas como moradia.
         Uma crítica severa ao sistema, ao Estado e a exclusão social. Ao ver quem era, e de onde veio Sandro consegue-se, de uma certa forma, compreender o porquê de tal atitude. 
        A culpa é de Sandro? Da polícia? Das leis? Não é da sociedade. Somos todos culpados, os Sandros são vitimas de uma sociedade preconceituosa, classicista, corrupta e todos os adjetivos que couberem. 
     A revolta desse rapaz marginalizado e desprezado é totalmente plausível, qualquer um vivendo a vida que ele vivia seria um revoltado, se ninguém teve pena dele porque ele teria pena de alguém? E o mais interessante neste documentário é a preocupação em mostrar a realidade dos meninos de rua, o drama que eles passam todos os dias, a sua invisibilidade perante a sociedade.
Dura vida, triste fim. Eu chorei, chorei muito. Pois, no fundo, sei que tenho uma parcela de culpa.

POR:LUANA MENEZES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário